Sobre nós


O blog “Falando do B” tem como objetivo resgatar a história de um grande sucesso do Jornal do Brasil, o Caderno B. Os alunos da FACHA (Méier) desejam mostrar o início desse suplemento, a sua fase áurea, os grandes escritores e jornalistas que trabalharam no caderno e o quanto ele foi importante, visto que inaugurou uma área cultural até então inexplorada pelo jornalismo brasileiro. Os cadernos culturais se transformaram em objeto de desejo da maioria dos jornais depois de sua criação. O Caderno B foi o pioneiro e até hoje nós podemos curtir esse trabalho diariamente no JB.

domingo, 17 de maio de 2009

1980 - Morre o precursor da "aldeia global"


O teórico da comunicação social Herbert Marshall McLuhan foi encontrado morto, aos 69 anos, pelo filho Eric, em sua residência em Toronto, no Canadá. Uma das principais influências intelectuais dos anos 60, revolucionou os padrões de ensino das escolas de Comunicação dos Estados Unidos e Europa com conceitos em que definia uma nova ordem social e política a partir da comunicação simultânea e instantânea entre os habitantes de todos os pontos da Terra: a aldeia global. E o Caderno B fez uma matéria especial sobre McLuhan após sua morte!
Fonte: JB online

Um comentário:

  1. Alguém tem essa matéria digitalizada? Sou pesquisador da obra de McLuhan, autor de Desconstruindo McLuhan e gostaria de ler.

    Grato e parabéns pelo blog.
    Um abraço
    Wilson

    ResponderExcluir