Sobre nós


O blog “Falando do B” tem como objetivo resgatar a história de um grande sucesso do Jornal do Brasil, o Caderno B. Os alunos da FACHA (Méier) desejam mostrar o início desse suplemento, a sua fase áurea, os grandes escritores e jornalistas que trabalharam no caderno e o quanto ele foi importante, visto que inaugurou uma área cultural até então inexplorada pelo jornalismo brasileiro. Os cadernos culturais se transformaram em objeto de desejo da maioria dos jornais depois de sua criação. O Caderno B foi o pioneiro e até hoje nós podemos curtir esse trabalho diariamente no JB.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Curiosidades do B

O Caderno B do Jornal do Brasil, surgido no início da década de 60, foi o primeiro suplemento de cultura brasileiro. O informativo cultural possuía tanto prestígio a ponto de popularizar o uso de estrelinhas para a cotação de lançamentos ― filmes, peças de teatro e discos ―, e lançar modismos, tais quais os termos “mauricinho” e “patricinha” para se referir à juventude rica.
Na década de 70, o caderno tentava burlar a censura imposta pela Ditadura Militar, publicando notícias de personalidades vetadas, através da utilização de pseudônimos, como conta a jornalista Maria Lúcia Rangel: “Nós tínhamos um caderno preto, imposto pelos censores, com nomes que não podiam ser citados. Um deles era o Chico Buarque - tanto que entrevistei Julinho da Adelaide, nome que ele inventou para poder falar de sua obra na imprensa”.

Um comentário:

  1. Pessoal: como disse em sala. Está faltando gastar sola de sapato. Temos que ouvir pessoas, pesquisar mais, buscar imagens do B; movimentar o blog.
    professor pc

    ResponderExcluir